Bursite

Home  /  Ombro  /  Bursite

A Bursa é uma pequena bolsa perto da articulação que impede o contato direto entre músculos, osso e tendões. Geralmente é bem fininha e serve para diminuir o atrito entre as estruturas.

Pode ficar inflamada devido a diversos motivos, como esforço repetitivo, esportes (tênis, vôlei), trauma ou outras doenças inflamatórias. Quando inflamada ela aumenta de tamanho, aumentando a pressão dentro do ombro. Isso pode causar dor e perda de movimentação.

Geralmente está associada a outras patologias, como síndrome do impacto, tendinopatia do manguito rotador ou doenças inflamatórias como artrite reumatoide, diabetes ou gota.

A localização mais comum é na Bursa subacromial

Há 3 tipos principais de bursite:

– Crônica

– Inflamatória

– Infectada: é a mais grave. Pode causar febre e mal estar. Pode ser necessário uso de antibiótico e até mesmo cirurgia.

Os sintomas variam de dor a palpação, redução da movimentação do ombro, edema e estalidos/crepitação. Pode ter dor durante atividades simples como pentear o cabelo ou pegar o cinto de segurança no carro. Geralmente piora à noite, ao deitar sobre o ombro. Pode piorar a dor ao ficar longos períodos parados.

– Raio X: usado para excluir outras causas de dor no ombro

– Ultra-sonografia ou Ressonância magnética: mostra inflamação, aumento de volume da Bursa e tecidos ao redor

Tratamento: repouso, gelo e analgesia.

– Anti-inflamatório: pode reduzir o inchaço e a dor no ombro

– Repouso: redução do esforço pode diminuir a irritação da Bursa e audar a cicatrização

– Gelo: geralmente nos primeiros 5 dias. Aplicar compressa de gelo por 15-20 minutos com intervalos de 4 horas.

Observação: Não utilizar compressa de água morna, á que vai piorar a inflamação.

– Fisioterapia: alongamento

Tempo de recuperação pode demorar meses.

Infiltração com corticóide somente para casos refratários e sem melhora com tratamento conservador. Idealmente deve ser realizado com auxílio de ultra-som.

Cirurgia: somente para casos sem melhora após 6-12 meses.

Dicas para evitar bursite:

– se alongar e aquecer antes do trabalho ou esporte

– fortalecimento da musculatura do ombro

– pausas durante esforço repetitivo

– melhora da postura

Complicações: a Bursa pode se tornar infectada.