Capsulite Adesiva

By dev7.md 2 anos ago
Home  /  Ombro  /  Capsulite Adesiva

A capsulite adesiva ou ombro congelado é uma doença que acomete a cápsula do ombro, causando a sua contratura e diminuição do volume líquido intra-articular. Ela pode ser idiopática, ou seja, sem causa definida ou ser secundária a alguma lesão no ombro ou próxima a ele como fratura/cirurgia do ombro e até mesmo pós-radioterapia por câncer de mama.

Capsulite

Acomete em torno de 2% da população, sendo mais comum entre as mulheres de 40-70 anos. Geralmente é unilateral, comprometendo os 2 ombros em 20-30% dos casos. Raramente é recorrente no mesmo ombro.

O principal fator de risco é a imobilização prolongada, devido a trauma ou qualquer dor no ombro. Outros fatores de risco muito importantes são alterações endócrinas, principalmente diabetes de longa data em uso de insulina.

O quadro clínico é dor local associado com diminuição da movimentação ativa e passiva, com piora da dor no período da noite e ao deitar sobre o ombro. Os principais movimentos dolorosos são de rotação interna do ombro (mulheres tem dificuldade para abotoar o sutien e os homens tem dificuldade para pegar a carteira) e flexão.

Ela segue algumas fases:

• Dolorosa: pode durar algumas semanas a meses
  • Congelamento: pode durar de 4-12 meses
  • Descongelamento: pode durar alguns meses. A medida que a movimentação do ombro aumenta a dor diminui.

Gráfico Capsulite

O diagnóstico é clínico, ou seja, não precisa de nenhum exame para confirmar o diagnóstico.  Geralmente precisa ter um ombro doloroso rígido por pelo menos 4 semanas, com restrição dolorosa da movimentação passiva e ativa com elevação abaixo de 100o e restrição de rotação externa > 50%.

A radiografia pode mostrar uma osteopenia difusa nos casos crônicos. A ressonância magnética pode evidenciar uma sinovite e cápsula contraturada, no recesso axilar. Os exames de imagem servem principalmente para excluir outras patologias como osteoartrose, tendinite calcárea e lesão do manguito rotador.

O tratamento inicial é conservador: fisioterapia para manter arco de movimento, anti-inflamatórios, analgésico e acupuntura. Com esse tratamento obtém-se melhora de até 90% da dor e arco de movimento.

Caso não seja obtido a melhora temos que individualizar cada caso. Uma boa converva com o seu médico deverá ser realizada. Podemos realizar diversas formas de tratamentos invasivos, geralmente indo do de menor agressividade para o mais agressivo. Pode ser realizado bloqueio do nervo supra-escapular seriado, distensão capsular sob anestesia, manipulação sob anestesia e liberação artroscópica/aberta.

No pós-operatório devemos manter um tratamento com fisioterapia adequada, para prevenir a formação de nova contratura e recidiva da rigidez articular.

Capsulite Adesiva

Quais os riscos da manipulação sob anestesia? Fratura, lesão osteocondral, lesão neurovascular, instabilidade e lesão tendínea

Quais riscos da artroscopia? Lesão osteocondral, lesão neurovascular e instabilidade

YouTube video